Aprovado Fundo Municipal do Meio Ambiente e Bem Estar Animal

Meio Ambiente

Os vereadores aprovaram por unanimidade nesta terça-feira (06 de março) a criação do Fundo Municipal do Meio Ambiente e Bem Estar Animal (FMMABEA). O Projeto de Lei Executivo 02/2018 que institui o Fundo revoga a lei (Lei Municipal 4.304/2011) que criou o atual Fundo Municipal do Meio Ambiente.

Segundo justificativa apresentada pelo Executivo Municipal, as atribuições das atuais Secretarias de Meio Ambiente e a de Agricultura estavam sob o comando da mesma pasta: a antiga Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, responsável pelo Fundo do Meio Ambiente. Como em 2013 foi criada a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, neste ano a Administração Municipal propôs a criação do FMMABEA, vinculado à para do Meio Ambiente.

“Muitas cidades estão aderindo ao fundo para o bem estar animal porque facilita a captação de recursos. A CCR Nova Dutra tem um investimento especifico pra essa área e só pode ser enviada para municípios que tenham o fundo instituído”, disse o vereador Marcos Evangelista (PSDB).

De acordo com o projeto aprovado pelos vereadores, estão previstas treze fontes de recursos. As despesas com custeio e pessoal podem chegar a 30% do montante arrecadado.  A Administração Municipal terá que prestar contas  semestralmente ao Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMAM).

O Fundo poderá financiar atividades de ações controle fiscalização e defesa do meio ambiente, além de desenvolver pesquisas, treinamento, capacitação, entre outras atividades previstas na lei ou relacionadas à preservação e conservação ambiental.

Clique aqui para conferir todas as proposituras aprovadas durante a 9ª Sessão Ordinária