BANDEIRA, BRASÃO E HINO DE GUARATINGUETÁ

A BANDEIRA DE GUARATINGUETÁ

Bandeira_guaratingueta

A Bandeira foi criada em 1958. Aprovada pela Câmara Municipal por meio da lei nº 530, sancionada pelo então prefeito municipal, professor André Rodrigues de Alckmin.

Idealizada com muito simbolismo pelo artista Quissak Junior, a Bandeira de Guaratinguetá possui três cores: vermelho, azul e branco, em faixas horizontais. Essas também são as cores do fardamento dos soldados do Corpo de Milícias de Guaratinguetá, criado pelo Morgado de Mateus. No século XVIII.

O vermelho representa altivez, audácia e glória. Lembra o importante papel desempenhado pelos filhos de Guaratinguetá, em todos os fatos da nossa História, da Guerra dos Emboabas à Revolução Constitucionalista de 1932. O branco, símbolo de nobreza, pureza, paz e união. Representa o Rio Paraíba, a ordem e o progresso.

O azul é a cor do zelo, da caridade, lealdade e sabedoria. Lembra o manto de Nossa Senhora Aparecida, que Guaratinguetá teve a honra de dar ao Brasil. No azul estão as três garças brancas em ascensão. Simbolizando o nome Guaratinguetá: “reunião de garças brancas em ascensão, simbolizando o nome de Guaratinguetá: “reunião de garças brancas”.

A Bandeira de Guaratinguetá, pela lei nº 613, de 1958, deverá ser hasteada diariamente na Prefeitura Municipal, nos dias de festa ou luto municipal. Em estabelecimentos de ensino e cultura, públicos ou particulares.

O BRASÃO DE ARMAS

BRASÃO SOMBRAO Brasão de Guaratinguetá é de autoria do Dr. Affonso Esgragnole Taunay e desenho de José Watson Rodrigues (28/06/1930).

• O voo das garças identifica a palavra Guaratinguetá
  • A cidade fortificada recorda o papel que esta cidade representou como campo entrincheirado do exército paulista de Amador Bueno da Veiga, em vésperas de marchar para o território das Minas Gerais, ao encontro dos portugueses.
  • O rio baixo do forte lembra o Rio Paraíba.
  • O oficial à direita e o soldado à esquerda armado de baioneta representam um antigo exército imperial do qual Guaratinguetá foi sede há muitos anos.
  • A divisa “Paulistarum Arx” traduz-se por “Eu sou baluarte dos Paulistas” e reporta-se à Guerra dos Emboabas e à ação contínua de Guaratinguetá no conjunto dos fatos paulistas.
  • Os ramos de café representam a cultura do café que enriqueceu Guaratinguetá.
  • As armas Nacionais simbolizam o sentimento de brasilidade e também que Guaratinguetá foi berço de um Presidente da República.
  • O escudo da coroa (com uma cruz no centro) lembra nosso padroeiro Santo Antônio e o venerável guaratinguetaense Frei Antônio de Sant’ Ana Galvão (o primeiro santo brasileiro, canonizado em 11/05/2007).
  • O brasão das Armas da república foi acrescentado mais tarde pela razão de ter sido Guaratinguetá o berço do presidente Rodrigues Alves

HINO DE GUARATINGUETÁ

Baixe o hino

Do albor da nobre pátria, tu vens, Guaratinguetá
Reduto de Itapacaré, de Félix e de Leme também, pioneiros do torrão secular.
Garças – a singrar tuas águas.
Estrelas – a luzir em teu céu.
Terra estremecida, o valor dos viris filhos teus sagrará teu brasão imortal.
Canções derramando ao luar o estro ardente dos teus menestréis, lira, que a horas mortas, tange eterna no meu coração.
Dobrai refrão da glória, por ti, Guaratinguetá.
Presença de Rodrigues Alves, de Frei de Sant´Ana Galvão, pró-homens, o teu norte e fanal.
Fastos – a marcar tua História.
Cidade – vale em flor sob o azul.
Terra estremecida, o valor dos viris filhos teus sagrará teu brasão imortal.
Guará, fonte de todo amor – amor que não fenecerá jamais.  Solo abençoado, onde um dia virei repousar.

Fonte: Pesquisa histórica Museu Frei Galvão
MAIA,Theresa ;MAIA,Tom.Conto, Canto e Encanto com a minha História: Guaratinguetá ontem e hoje. São Paulo, 2010.