Câmara aprova nova fórmula do cálculo da taxa do lixo em Guaratinguetá

Taxa do Lixo

Os vereadores aprovaram durante a Sessão Ordinária nesta terça-feira (28 de novembro) o Projeto de Lei Complementar do Executivo nº 03/2017, que estipula nova fórmula de cálculo para a cobrança da Taxa de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS).

O projeto, que segue para sanção do prefeito, faz modificações no Código Tributário Municipal e traz novas regras para a cobrança da taxa do lixo para todas as categorias de geradores de resíduos, desde residências até indústrias.

A maior modificação atinge os geradores que atuam no setor da saúde. Cada estabelecimento do setor vai receber uma classificação específica. São cinco faixas que variam de acordo com a capacidade de geração, classificadas conforme o volume total dos resíduos produzidos mensalmente.  Na primeira faixa, o estabelecimento que gerar de 1kg a 10kg, por mês, terá que pagar R$ 50. (ver quadro abaixo). Caberá ao contribuinte autodeclarar a sua classificação em cada uma cada uma das faixas.

Outra modificação feita pelo projeto de lei aprovado nesta quinta-feira está na distinção entre a taxa cobrada pela coleta do lixo domiciliar e a taxa cobrada pelo lixo industrial. Antes havia a previsão de uma taxa genérica denominada apenas Taxa de Lixo que incide sobre residências e indústrias. A base de cálculo, nesses casos, continua sendo o custo unitário dos serviços prestados por metro quadrado multiplicado pela área construída.

As taxas serão arrecadadas e administradas pela Companhia de Serviço de Água, Esgoto e Resíduos de Guaratinguetá (SAEG).

FAIXA 01 = 1 A 10kg – R$ 50

FAIXA 02 = 11 a 20kg – R$ 100