Câmara aprova projeto que reformula Programa Produtor de Água em Guaratinguetá

Fonte de àgua

Os vereadores aprovaram nesta quinta-feira (9 de novembro) o Projeto de Lei (PE 60/2017) enviado pelo prefeito Marcus Soliva (PSB) que reformula o Programa de Incentivo à Qualidade e Disponibilidade da água nas Bacias hidrográficas do Município de Guaratinguetá. Com a aprovação, a Lei 4252/2010 que regulamentava o tema será revogada.

O programa concede benefícios financeiros aos proprietários que destinarem parte de suas propriedades para preservação da cobertura florestal. Podem ser incluídas ações de restauração florestal, conservação do solo e de florestas. A prioridade será para as áreas que envolvem a bacia hidrográfica do Ribeirão Guaratinguetá.

O projeto aprovado prevê aumento de 50% no valor máximo das indenizações pagas a cada um dos participantes. Com isso haverá também aumento no orçamento total destinado ao pagamento de todos os repasses. Para 2018, estão previstos R$ 184 mil.

Outras novidades incluem a Secretaria Municipal de Meio Ambiente como a responsável pela fiscalização do programa, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Agricultura e do Comitê Gestor. As modificações também incluem o Fundo Municipal de Agricultura como uma das fontes para o custeio de recursos adicionais ao Programa Produtor de Água.

O projeto segue para a sanção do prefeito Marcus Soliva (PSB).