Câmara aprova regulamentação do Sistema Único de Assistência Social em Guaratinguetá

SUAS

Os vereadores aprovaram durante Sessão Extraordinária nesta quarta-feira (10 de janeiro) o Projeto de Lei Executivo (PE 92/2017), que dispõe sobre o Serviço Único de Assistência Social (SUAS) em Guaratinguetá. O projeto enviado pelo prefeito regulamenta o pagamento de benefícios eventuais, organiza os serviços e programas de assistência social e programas de enfrentamento da pobreza no âmbito municipal, em conformidade com as determinações do SUAS.

O modelo participativo de gestão do sistema articula esforços e recursos de municípios, estados e União para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Na justificativa, o Executivo Municipal pretende redesenhar as ações do PNAS em Guaratinguetá e garantir os serviços de assistência social implantados a partir de 2005.

“O projeto está tramitando desde o final do ano passado, mas não houve tempo hábil para votar. Por isso a necessidade e urgência de uma sessão extraordinária. Hoje foi aprovado por unanimidade”, disse o presidente da Câmara, Marcelo Coutinho “Celão” (PSD).

DESTAQUES

O projeto de lei aprovado nesta terça-feira ainda apresenta os princípios, diretrizes e organização das ações. A Secretaria Municipal de Assistência Social será o órgão responsável pelo desenvolvimento da política de assistência em Guaratinguetá. Entre os serviços de proteção básica e proteção especial estão abordagem, recolhimento, proteção à pessoa idosa ou com deficiência e o auxílio a moradores quando houver situação de calamidade pública.