Câmara de Guaratinguetá é homenageada no Espírito Santo

PROJETO CÂMARA SEM PAPEL VIRA REFERÊNCIA NACIONAL.

A Câmara Municipal da Estância Turística de Guaratinguetá recebeu no domingo (23) homenagem concedida pela Câmara Municipal de Viana-ES. O Poder Legislativo daquela cidade concedeu Título de Cidadão Vianense ao presidente Marcelo Coutinho “Celão” (PSD).

A homenagem veio depois da recepção oferecida a vereadores de Viana-ES em visita a Guaratinguetá em maio deste ano.  Na época, uma comitiva de vereadores vianenses veio conhecer o projeto Câmara Sem Papel.

Depois de dois anos em implantação, o projeto gerou grande redução no consumo de papel e tinta para impressoras. Hoje, vários documentos tramitam digitalizados e cada vereador tem uma assinatura digital. A tecnologia permite que um requerimento de pedido de informações possa ser acompanhado pela internet por qualquer pessoa.

IMG_8901edO objetivo é agilizar o processo legislativo, ampliar a transparência na tramitação das proposituras e garantir a autenticidade dos documentos.

A implantação do Câmara Sem Papel  também despertou o interesse do legislativo de mais dez cidades do Vale do Paraíba e outras regiões.  “Antigamente os gastos eram de R$ 30 mil por mês. Além de economizar, passamos a preservar o meio ambiente. O projeto tornou-se uma referência nacional”, afirmou Coutinho.