Câmara de Guaratinguetá é homenageada no Espírito Santo

PROJETO CÂMARA SEM PAPEL VIRA REFERÊNCIA NACIONAL.


A Câmara Municipal da Estância Turística de Guaratinguetá recebeu no domingo (23) homenagem concedida pela Câmara Municipal de Viana-ES. O Poder Legislativo daquela cidade concedeu Título de Cidadão Vianense ao presidente Marcelo Coutinho “Celão” (PSD).

A homenagem veio depois da recepção oferecida a vereadores de Viana-ES em visita a Guaratinguetá em maio deste ano.  Na época, uma comitiva de vereadores vianenses veio conhecer o projeto Câmara Sem Papel.

Depois de dois anos em implantação, o projeto gerou grande redução no consumo de papel e tinta para impressoras. Hoje, vários documentos tramitam digitalizados e cada vereador tem uma assinatura digital. A tecnologia permite que um requerimento de pedido de informações possa ser acompanhado pela internet por qualquer pessoa.

IMG_8901edO objetivo é agilizar o processo legislativo, ampliar a transparência na tramitação das proposituras e garantir a autenticidade dos documentos.

A implantação do Câmara Sem Papel  também despertou o interesse do legislativo de mais dez cidades do Vale do Paraíba e outras regiões.  “Antigamente os gastos eram de R$ 30 mil por mês. Além de economizar, passamos a preservar o meio ambiente. O projeto tornou-se uma referência nacional”, afirmou Coutinho.


Vereadores

Marcelo Coutinho “Celão”
PSD
Pedro Sannini
PTB
Marcos Evangelista
PSDB
Marcelinho da Santa Casa
PSD
João Pita Canettieri
PSB
Luizão da Casa de Ração
PR
Marcio Almeida
PPS
Décio Pereira Santos
PMDB
Fabrício da Aeronáutica
PMDB
Tia Cleusa
PMDB
Nei Carteiro
PMDB

Sessões Plenárias

Arquivos


Assunto