Câmara de Guaratinguetá sobe no ranking da transparência no Estado de São Paulo : Câmara Municipal da Estância Turística de Guaratinguetá

Câmara de Guaratinguetá sobe no ranking da transparência no Estado de São Paulo

Acesso a Informação 3

A Câmara Municipal de Guaratinguetá subiu dez posições no ranking da transparência elaborado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), ficando na 60ª posição. A avaliação mais recente se refere ao ano de 2016.

O trabalho é feito anualmente levando em consideração as informações disponíveis nos sites oficiais de todos os municípios paulistas. A ação verifica se as Câmaras Municipais oferecem ferramentas online que permitem aos cidadãos a fiscalização de contratos e gastos públicos.

No ano anterior, a Câmara de Guaratinguetá tinha alcançado a 70ª posição.  “Não é uma questão de ganhar ou perder, mas de cumprir uma obrigação como agente público. Quem sempre ganha é a população”, disse o presidente da Câmara Municipal de Guaratinguetá, Marcelo Coutinho “Celão” (PSD).

AVALIAÇÃO DE 2016

Na avaliação de 2016, apenas cinco cidades paulistas não foram avaliadas pelo MP. Outras quatro ficaram de fora porque os Poderes Legislativos locais respondiam a inquéritos civis ou ações civis sobre o tema.

O trabalho de avaliação é chamado “Métrica da Transparência”.  Este é um dos objetivos traçados pela Ação nº 4 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA).

Cleber Campos