Dr. Werneck pede informações sobre atendimento da Carreta da Mamografia

NOTÍCIAS DO SITE (26)

Os vereadores Dr. Werneck (PDB), Pedro Sannini (PTB) e Marcos Evangelista (PSDB) apresentaram nesta quinta-feira (03 de outubro) pedindo informações sobre os atendimentos realizados pela Carreta da Mamografia que esteve disponível em Guaratinguetá entre os dias 17 de setembro e 3 de outubro.

A Carreta da Mamografia faz parte do Programa Estadual Mulheres de Peito, do Governo de Estado de São Paulo, e oferece exames gratuitos para mulheres entre 50 e 69 anos, para detectar precocemente o câncer de mama.

“Durante os 17 dias em que a carreta esteve presente em nossa cidade, foram ofertados os exames gratuitamente para a nossa população feminina, sem pedido médico”, diz trecho do requerimento. Os vereadores querem saber quantos exames foram realizados e se as expectativas quanto aos atendimentos foram atendidas.

CÂNCER DE MAMA NO BRASIL

O câncer de mama atinge 59 mil mulheres por ano, mas 98% dos casos tem cura. Por isso é importante realizar a mamografia, frequentar o médico regularmente e ainda fazer o auto-exame. Quanto antes descobrir as doença, maiores as possibilidades para a mulher e para a família. Câncer de mama: é preciso falar disso.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 40% das mulheres brasileiras, da faixa etária preconizada pela OMS para realizar o exame, não fazem mamografia. A mesma OMS recomenda que pelo menos 70% das mulheres sejam avaliadas periodicamente

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O REQUERIMENTO

FOTO: divulgação