Filhos Ilustres de Guaratinguetá


FILHOS ILUSTRES DE GUARATINGUETÁ

Guaratinguetá é o berço de grandes personalidades que se destacaram no país e no mundo, nas artes, na música, na medicina, na política entre outras áreas. Entre eles, é importante ressaltar aqueles que orgulharam a cidade valeparaibana e marcaram a história do país. Os filhos ilustres estão representados em um painel em azulejos no Plenário João Mod na Câmara Municipal de Guaratinguetá.

Conheça 10 filhos ilustres de Guaratinguetá:

 

  • Frei Galvão: Frei Antônio de Sant’Anna Galvão é considerado o primeiro santo brasileiro a ser canonizado pelo Vaticano. Foi beatificado em 25 de outubro de 1998 e recebeu do Papa João Paulo II os títulos de “Patrono da Construção Civil do Brasil” e “Homem da Paz e da Caridade”.
  • Visconde de Guaratinguetá: Francisco de Assis e Oliveira Borges, primeiro e único barão e visconde de Guaratinguetá. Foi um comerciante, cafeicultor e poderoso político brasileiro.
  • Rodrigues Alves: Conselheiro Rodrigues Alves, o quinto Presidente da República do Brasil entre 1902 e 1906. Foi advogado, senador, governador, Ministro da Fazenda. Sua estátua encontra-se na praça que carrega seu nome, no centro de Guaratinguetá.
  • José Brito Broca: Escritor e jornalista, nasceu em 1903 em Guaratinguetá. Anualmente no mês de outubro é realizada a entrega do prêmio Brito Broca de Literatura de Guaratinguetá, com participação de escritores brasileiros e estrangeiros.
  • Bonfiglio de Oliveira: Grande compositor e pianista guaratinguetaense. Foi apontado pelos críticos europeus como um dos maiores instrumentistas do mundo, durante sua estadia na Espanha e França.
  • Ismênia Faro:

 

 

 

  • Dr. Zerbini: Fundador do Instituto do Coração – INCOR. Foi o primeiro médico a realizar um transplante de coração no Brasil e na América Latina.
  • Quissak Júnior: Foi pintor, escultor, desenhista, gravador, poeta, escritor, filósofo e professor. Premiado na 8ª Bienal em São Paulo. É o autor da bandeira de Guaratinguetá.
  • Ernesto Quissak: Foi um paisagista e acadêmico. Seu pai, José Agostinho Leme Barbosa, tinha o apelido de Quiçaça, de onde mais tarde Ernesto tirou seu Quissak. Fez seus estudos primários na terra natal onde foi homenageado, sendo seu nome dado ao Salão de Artes Plásticas, a uma rua e a uma escola estadual.
  • Dilermando Reis: Um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB), e um dos maiores solistas do país.

Fonte: Pesquisa histórica Museu Frei Galvão

MAIA,Theresa ;MAIA,Tom.Conto,Canto e Encanto com a minha História: Guaratinguetá ontem e hoje. São Paulo, 2010.