Filhos Ilustres de Guaratinguetá : Câmara Municipal da Estância Turística de Guaratinguetá 

Filhos Ilustres de Guaratinguetá


FILHOS ILUSTRES DE GUARATINGUETÁ

Guaratinguetá é o berço de grandes personalidades que se destacaram no país e no mundo, nas artes, na música, na medicina, na política entre outras áreas. Entre eles, é importante ressaltar aqueles que orgulharam a cidade valeparaibana e marcaram a história do país. Os filhos ilustres estão representados em um painel em azulejos no Plenário João Mod na Câmara Municipal de Guaratinguetá.

Conheça 10 filhos ilustres de Guaratinguetá:

 

  • Frei Galvão: Frei Antônio de Sant’Anna Galvão é considerado o primeiro santo brasileiro a ser canonizado pelo Vaticano. Foi beatificado em 25 de outubro de 1998 e recebeu do Papa João Paulo II os títulos de “Patrono da Construção Civil do Brasil” e “Homem da Paz e da Caridade”.
  • Visconde de Guaratinguetá: Francisco de Assis e Oliveira Borges, primeiro e único barão e visconde de Guaratinguetá. Foi um comerciante, cafeicultor e poderoso político brasileiro.
  • Rodrigues Alves: Conselheiro Rodrigues Alves, o quinto Presidente da República do Brasil entre 1902 e 1906. Foi advogado, senador, governador, Ministro da Fazenda. Sua estátua encontra-se na praça que carrega seu nome, no centro de Guaratinguetá.
  • José Brito Broca: Escritor e jornalista, nasceu em 1903 em Guaratinguetá. Anualmente no mês de outubro é realizada a entrega do prêmio Brito Broca de Literatura de Guaratinguetá, com participação de escritores brasileiros e estrangeiros.
  • Bonfiglio de Oliveira: Grande compositor e pianista guaratinguetaense. Foi apontado pelos críticos europeus como um dos maiores instrumentistas do mundo, durante sua estadia na Espanha e França.
  • Ismênia Faro:

 

 

 

  • Dr. Zerbini: Fundador do Instituto do Coração – INCOR. Foi o primeiro médico a realizar um transplante de coração no Brasil e na América Latina.
  • Quissak Júnior: Foi pintor, escultor, desenhista, gravador, poeta, escritor, filósofo e professor. Premiado na 8ª Bienal em São Paulo. É o autor da bandeira de Guaratinguetá.
  • Ernesto Quissak: Foi um paisagista e acadêmico. Seu pai, José Agostinho Leme Barbosa, tinha o apelido de Quiçaça, de onde mais tarde Ernesto tirou seu Quissak. Fez seus estudos primários na terra natal onde foi homenageado, sendo seu nome dado ao Salão de Artes Plásticas, a uma rua e a uma escola estadual.
  • Dilermando Reis: Um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB), e um dos maiores solistas do país.

Fonte: Pesquisa histórica Museu Frei Galvão

MAIA,Theresa ;MAIA,Tom.Conto,Canto e Encanto com a minha História: Guaratinguetá ontem e hoje. São Paulo, 2010.


 

 

Vereadores

Marcelo Coutinho “Celão”
PSD
Pedro Sannini
PTB
Marcos Evangelista
PSDB
Marcelinho da Santa Casa
PSD
Dr. Werneck
PSB
Luizão da Casa de Ração
PR
Marcio Almeida
PPS
Fabrício da Aeronáutica
MDB
Tia Cleusa
MDB
Nei Carteiro
MDB
Cleber Campos
MDB

Pesquise no Site

Arquivos


Assunto