Lei contra pichação entra em vigor em Guaratinguetá

Além de ser considerado crime, o ato de pichação também será enquadrado como infração administrativa e punido com multa em Guaratinguetá. Quem for flagrado ou identificado posteriormente será punido de acordo com a lei 4.760 /2017, aprovada pela Câmara Municipal em agosto.

A Lei da Pichação ainda prevê que o pichador deverá ressarcir a administração municipal se prejudicar prédios tombados pelo patrimônio histórico. As multas ainda precisam de regulamentação do Poder Público Municipal.

O projeto foi apresentado pelo vereador Marcelo da Santa Casa (PSD). Segundo ele, o objetivo é coibir os responsáveis. “O Museu Rodrigues Alves, recém-inaugurado, já está com a parede pichada. Cobramos do Executivo que mantenha a cidade limpa, por isso, não é justo que alguém piche os muros”.

Outra penalidade prevista proíbe que o autor preso em flagrante ou identificado posteriormente seja contratado para trabalhar na Administração Municipal por até cinco anos. A restrição inclui ainda empresas como SAEG e a CODESG.

Continuam permitidos grafites e obras artísticas para eventos e comemorações. Porém será preciso apresentar uma autorização expressa do Poder Público ou do proprietário do imóvel particular.

ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS

Os estabelecimentos comerciais também terão responsabilidades definidas e podem ser multados nos seguintes casos:

– Comercializar o produto a menor de 18 anos

– Não apresentar a relação de notas fiscais lançadas com a identificação do comprador

– Não manter cadastro atualizado dos compradores

O QUE SERÁ CONSIDERADO PICHAÇÃO

Riscar, desenhar, escrever, borrar ou, por outro meio, conspurcar, edificações públicas ou particulares, equipamentos públicos, monumentos ou prédios tombadas e elementos de mobiliário urbano como abrigos para passageiros, pontos de táxi, lixeiras, postes de iluminação, veículos automotores públicos.