Pontos Turísticos

Casa de Frei Galvão – Sala de Relíquias

foto-1098

A Casa de Frei Galvão, é uma construção em taipa, onde o Santo nasceu em 1739 e viveu parte de sua infância. A Casa (privativa), é tombada pelo município, por seu valor histórico e por sua arquitetura que conserva o estilo colonial da época.

Na parte térrea da Casa há a Sala das Relíquias, inaugurada em em 1999 , trata-se de um espaço de 50 m2, onde estão em exposição relíquias, móveis, imagens e quadros.

As Relíquias estão expostas em uma vitrine à entrada da Sala e constituem a memória pessoal de Frei Galvão em vida e após sua morte.

Catedral de Santo Antônio

foto-1052

Histórico da fundação de Guaratinguetá, a hoje Catedral de Santo Antonio , erguida a partir de 1772 no mesmo lugar onde em 1630, foi construída uma capela de pau a pique coberta de palha, em torno da qual se desenvolveu a cidade.

Erguida em taipa, com torres e fachada em pedra, de estilo neo-clássica, resultante de transformações realizadas de 1834 a 1913. Conserva em seu interior altares de rica talha dourada e imagens barrocas.

Foi o café que, no século XIX, enriqueceu seu interior com pinturas e alfaias em ouro e prata. Foi ampliada em 1782 e sofreu reformas entre 1830 e 1856 com mudanças principalmente na fachada e entre 1900 e 1913 com a colocação da torre central.

Escola de Especialistas de Aeronáutica

foto-1010

A atual Escola de Especialistas de Aeronáutica – EEAR, instalada em terras da antiga Escola Prática de Agricultura e Pecuária, doadas ao Ministério da Aeronáutica em 05 de maio de 1950.

Até hoje, preserva-se, historicamente, parte das instalações da antiga Escola, identificada por um painel de azulejos, aposto na parte frontal e superior do Pavilhão Prefeito André Broca Filho (homenagem político que envidou esforços no sentido de trazer a Aeronáutica para a cidade de Guaratinguetá).

Ocupa um espaço de aproximadamente 10 milhões de metros quadrados, com uma área construída superior a 119 mil metros quadrados, contendo 93 prédios administrativos e 416 residências, distribuídos em três vilas militares: Vila dos Oficiais, Vila dos Suboficiais e Sargentos e Vila de Cabos e Taifeiros.

Estação Ferroviária

foto-1045

Monumento Estadual, a Estação Ferroviária de Guaratinguetá é um dos mais belos exemplares da arquitetura inglesa no Vale do Paraíba.

Erguida pelo engenheiro Paulo de Frontin,em 1914, com material importado, possui torre coberta com ardósia, com original relógio alemão de quatro faces e requintados detalhes arquitetônicos.Veio substituir a primeira estação, datada de 1877, quando foi inaugurado o ” caminho de ferro” que liga São Paulo ao Rio de Janeiro.

Desativada a vários anos, está tombada como monumento estadual, por seu valor histórico e arquitetônico.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

foto-1018

 

Instalada em 1924 no pátio da Casa do Puríssimo Coração de Maria, é obra de Monsenhor João Filippo, que erigiu esta gruta para Nossa Senhora de Lourdes (de quem era devoto).

Ele pediu à Santa “que fossem atendidos todos os pedidos de quem por ali passasse”. Seus grandes atrativos são a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e o Rio Paraíba que passa ao lado. Ponto turístico religioso de grande atração e numerosa frequência de romeiros.

Gomeral

No percurso do povoado do bairro da Pedrinha até o povoado do Gomeral são 17km. Neste trecho, a paisagem tem contornos de uma região serrana marcada pela presença de altos picos e colinas com mata exuberante.

A alta altitude é (aproximadamente 1.600m) privilegia a vista da cidade de Guaratinguetá.

A natureza propicia atividades de potencial como caminhada nas trilhas e cachoeiras, a prática de esportes de aventura como alpinismo e rapell, raid de jeep, asa delta, passeios de de bike, caminhadas por percursos rasos dos ribeirões e observações de fauna e flora.

Cavalaria de São Gonçalo e São Benedito

Em 1727, os devotos de São Gonçalo, padroeira dos tropeiros, cavaleiros e caminhantes, fizeram uma Irmandade.

Para homenagear o santo, criaram uma procissão a cavalo, sendo uma das primeiras do Brasil.

Em 1757, foi fundada a Irmandade de São Benedito que assumiu a Capela de São Gonçalo, integrando também o “Padroeiro dos negros e dos pobres” na procissão a cavalo.

Desde então, a procissão da Cavalaria de São Gonçalo e São Benedito tornou-se uma só, chegando aos dias de hoje com mais de 2 mil cavaleiros.

Santuário de Frei Galvão

foto-1061

O Santuário de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão foi constituído canonicamente em dezembro de 2010. O decreto foi assinado no dia 8, data da solenidade da Imaculada Conceição. Segundo Dom Damasceno, a criação do santuário foi o primeiro passo para separar a igreja de Frei Galvão da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. A construção do santuário oferece uma estrutura melhor para os devotos que visitam a igreja. O santuário passou a ser a primeira igreja dedicada ao beato brasileiro, nascido em Guaratinguetá, e que depois se tornou santo.

Vereadores

Marcelo Coutinho “Celão”
PSD
Pedro Sannini
PTB
Marcos Evangelista
PSDB
Marcelinho da Santa Casa
PSD
Dr. Werneck
PSB
Luizão da Casa de Ração
PR
Marcio Almeida
PPS
Décio Pereira Santos
PMDB
Fabrício da Aeronáutica
PMDB
Tia Cleusa
PMDB
Nei Carteiro
PMDB

Sessões Plenárias

Arquivos


Assunto