Projeto da nova Lei FUNCOC é aprovado na Câmara

O projeto enviado pelo Executivo (PE 038/2017), que dispõe sobre a nova Lei FUNCOC, foi aprovado pela Câmara Municipal de Guaratinguetá durante a 48ª Sessão Ordinária desta terça-feira (29 de agosto). O Fundo de Custeio de Construção e Conservação tem como finalidade cobrir despesas com obras de reconstrução de calçadas e ações de limpeza, remoção de entulhos, limpeza de terrenos baldios e imóveis em ruínas.

Segundo o Executivo, a legislação em vigor que criou o Fundo de Custeio de Construção e Conservação tornou-se inadequada e ineficaz. Nesta terça-feira, o projeto passou pela segunda discussão em plenário e segue para sanção do Prefeito Marcus Soliva (PSD).

Durante a Sessão, os vereadores também aprovaram a criação do Fundo Municipal de Agricultura (FMA). O objetivo é dar apoio financeiro a projetos que estimulem o desenvolvimento agropecuário na zona rural, além de compras de materiais destinados às propriedades rurais e atividades de fiscalização.

REQUERIMENTOS

O vereador Nei Carteiro (PMDB) apresentou em requerimento, aprovado pelos vereadores, solicitando informações da Administração Municipal quanto à instalação de uma Casa Abrigo em Guaratinguetá.  A casa faz parte de políticas públicas voltadas para mulheres adotadas em outros municípios em parceria com o Governo Federal.  Em geral são locais de recolhimento provisório, disponíveis para mulheres vítimas de violência e ameaçadas pelo marido ou companheiro.

“Desejamos que haja ampliação de políticas públicas para mulheres. Infelizmente muitas são vítimas de violência. Algumas saem do seu lar, fazem a denúncia, mas retornam pra casa. Com isso até o risco de morte aumenta. Temos que ajudar”, disse Nei.

“A construção da Casa do Abrigo foi discutida na Conferência Municipal da Mulher no ano passado. É uma necessidade de Guaratinguetá, além de ser um canal de empoderamento das mulheres.  Mas também é preciso que outros órgãos de proteção sejam efetivos”, disse o vereador Marcos Evangelista (PSDB).

O vereador Fabrício da Aeronáutica (PMDB) também apresentou requerimento pedindo ações de manutenção no Parque Ecológico Reinaldo Luiz Panuzzio (Parque Ambiental Santa Clara). O vereador alega que as quadras poliesportivas estão sujas e com alambrados danificados. Os degraus da escada de madeira estão apodrecendo e o lago está poluído.