Vereadores aprovam criação do Fundo Municipal de Cultura em Guaratinguetá

Participantes da palestra sobre dança circular

O Projeto de Lei Executivo que cria o Fundo Municipal de Cultura em Guaratinguetá foi aprovado durante a 41ª Sessão Ordinária, nesta quinta-feira (03 de agosto). O PE 035/2017 tramitou em regime de urgência na Câmara Municipal com o objetivo de viabilizar o FUNCULTURA.

Como justificativa, o Poder Executivo alega que a criação do fundo pretende auxiliar na elaboração de projetos e ações culturais com participação mais efetiva de todos os segmentos ligados ao setor no município.

Estão previstas várias formas de financiamento. Entre elas, estão as figuras do mantenedor e do patrocinador. Os dois precisam ser pessoas jurídicas estabelecidas em Guaratinguetá.

Todos os projetos financiados pelo fundo deverão ser enquadrados em nove áreas artístico-culturais. Qualquer pessoa física ou jurídica poderá apresentar projetos ao FUNCULTURA desde eu estejam no município há pelo menos dois anos.  As propostas dos candidatos serão submetidas à avaliação por três comissões diferentes, que vão analisar aspectos técnicos e jurídicos.

“O fundo é a parte do Sistema Municipal de Cultura para facilitar a captação de recursos. Será a maneira de o município financiar a própria identidade como povo. O FUNCULTURA e a maneira mais democrática e transparente de financiar projetos que talvez nunca sairiam do papel”, disse o vereador Pedro Sanini (PTB).

CODESG

Durante a 41ª Sessão Ordinária também foi aprovado Projeto de Lei Executivo (PE 33/2017) que reformula cargos de assessoria na Companhia de Desenvolvimento de Guaratinguetá (CODESG).

“A CODESG vem passando por uma grande reformulação. Por isso, foram criados cargos novos. É para suprir a necessidade do setor de limpeza. Vejo com bons olhos essas melhorias”, disse o vereador João Pita Canettieri (PSB).

PALESTRA

Antes das votações, a professora de danças circulares sagradas, Renata Carvalho, ministrou uma palestra sobre danças circulares. A atividade faz parte de um movimento de dança contemporânea que surgiu na década de 1950, na Escócia.

Renata Carvalho

Renata Carvalho é uma das pioneiras da prática no Brasil. Ela lembrou que a dança circular é umas das atividades integrativas reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde.  “No momento em que a gente dança, as dificuldades são esquecidas. Todos os países e povos podem se unir na dança circular, respeitando a diversidade.”

Confira as fotos aqui.